Os "Poemas" de Nagib Said.

Este blogue pretende ser um lugar de divulgação da poesia guineense em português.

Alguns poetas guineenses aparecem representados apenas em algumas antologias ou revistas. Nagib Said é um deles, com apenas seis poemas publicados. Destes textos transparecem o lirismo, o amor, a preocupação com o destino dos povos e um pouco da luta armada, inclusive a questão da unidade Cabo Verde-Guiné-Bissau sonhada por Amílcar Cabral (Couto e Embaló, 2010: 108).

Poema I

Dizem-me que não há poesia na minha terra, 
Mas eu não me submeto!
A poesia nasce e faz-se.
É só sentir, querer,
Pegar e construir horas.
Dizem-me que não há poemas…
Resultado de imagem para mantenhas para quem lutaSe ser poeta é viver, amar, lutar,
Nós somos poetas.
Se ser poeta é cair, levantar-se
E de novo caminhar,
Nós somos poetas.
Se ser poeta é ser-se livre,
Nós somos livres e somos poetas.
Se a poesia é sol ao alvorecer,
Nós somos poesia.


Se a poesia é rio, estrela, montanhas
Em tempestades, natureza ou céus
Despedaçados.
Nós somos poesia.
E,
Se somos poesia…
São para vós os poemas que eu canto,
Madrugadas do meu país,
Poemas de dor e de riso em gargalhadas,
Poemas de força, poemas de mim.
Nagib Said, Mantenhas para quem luta


Poema II

De um ai 
Que é uma dor. 
De um ai 
Que é um lamento. 
De um ai 
Que é um suspiro, 
Um prazer… 
Nasce a semente 
Que continuará a nossa geração, 
Mulher. 
E... 
Os gritos, agudos 
Que eu ofereço 
Cansado, 
Ao mundo ideal 
Que meus sonhos 
Cantam, 
São gemidos de dor 
Que eu digo
Cantando 
E tu 
Mulher,
Minha doce poetisa 
Tão bem compreendes.

Nagib Said, Mantenhas para quem luta


Poema III

Eram dias a fio,
Noites perdidas em passos escondidos,
Nas dobras do vento,
Nas vagas do sonho
Sonhos de olhos abertos
E sentidos despertos
E no lento percorrer do tempo-espaço
Do meu cansaço,
No célere escoar do ritmo reencontrado
Da minha vivência,
Nas tropelias várias
Dos desencontros do meu sentir,
Encontrei o teu olhar,
Sorriso bailando em ritmo de mar,
Tristeza escondida em trejeito irónico.
São olhos de fogo.
Labareda lenta em sua ternura,
Escaldante em sua força.
Para além do olhar encontrei tua boca
De sorriso tão quente, tão terno
Quanto o olhar
Vagabundo em sua constância
De tentar encontrar a verdade das coisas.
Boca e olhos de sorriso vivo,
De fogo contido em calma aprendida,
Olhar do tempo-paragem para o meu sonhar.
E nas mãos erguidas cheias de vento
Encontrei o gesto,
Aflorando em contacto doce,
Ondulante em sua expressão.
Mas é o olhar,
Penetrante e fundo que marcou,
Como brasas,
O bailar dos nossos corpos,
E, como pássaro voando, 
Asas abertas no espaço do nosso olhar,
A palavra foi tomando forma de encontro,
De alegria calma
Como flor orvalhada
No amanhecer de nossa vivência.

Nagib Said, Antologia Poética da Guiné-Bissau



Poema
- A leveza do teu andar
Quando te mexes

- A profundidade dos teus olhos
Quando me fixas

- O murmúrio da tua voz
Quando sussurras

- A rebeldia faminta do teu corpo
Quando me tocas

OBRIGAM-ME A CAMINHAR!

E seguirei caminhando sereno,
Companheira de luta,
Porque existe,
Na dimensão em que enquadro
A minha geração,
O sentido da pureza,
Da doçura
E da fraternidade.
Nagib Said, Momentos Primeiros de Construção.

Nota biográfica:


Nagib Farid Said Jauad nasceu em Bolama a 26 de Fevereiro de 1949. Estudou em Bissau, tendo depois continuado a sua formação em Portugal e posteriormente em França. Jornalista e jurista, foi redactor da Agência Noticiosa e da Radiodifusão Nacional antes de ingressar no ministério dos Negócios Estrangeiros. A sua poesia consta nos livros "Mantenhas para quem luta", de 1977, com cinco poemas; "Antologia Poética da Guiné-Bissau", de 1990, com dois poemas e em "Momentos Primeiros da construção - antologia dos jovens poetas" (1978), com dois poemas (Couto e Embaló, 2010: 108). 



Fontes: 
http://www.triplov.com/guinea_bissau/poetas/nagib_jauad/index.htm

Couto, Hildo Honório do ; Embaló, Filomena. (2010). “Língua, literatura e cultura na Guiné-Bissau, um país da CPLP”. PAPIA, revista brasileira de estudos crioulos e similares [Em linha], nº 20. Brasília: Editora Thesaurus. [Consult. mai. 2019]. Disponível em http://abecs.net/ojs/index.php/papia/article/viewFile/341/362. 


- Há mais mundo! - Manual de Língua Portuguesa da 8ª Classe da República da Guiné-Bissau, numa cooperação entre a República da Guiné-Bissau e a Fundação Calouste Gulbenkian.